quinta-feira, 30 de julho de 2009

A Evolução da Administração

Li um artigo e achei legal como o autor sintetizou a evolução que a administração vem tendo com o passar do tempo. Sempre quando falamos de administração de empresas, vem àquela velha imagem da pirâmide de Maslow e todo aquele calhamaço de teoria.

Em breves palavras, o que aconteceu com a gestão das empresas desde o desde o início do século, é que as empresas foram organizadas a partir dos princípios da Teoria Científica, cujo precursor, Frederick Taylor, preconizava a divisão do trabalho, a disciplina, a racionalização dos métodos e sistemas de trabalho e a padronização da produção. Para garantir que os padrões de produção fossem atingidos, sugeriu a seleção, o treinamento e o controle dos trabalhadores, incluindo o pagamento pela produção gerada em cada um deles, por meio de um sistema de incentivos monetários MOTTA (1986).

Na década de 60, a Teoria de Sistemas, conforme citado por KURGANT (1991), foi introduzida na análise organizacional, fundamentando-se na premissa de que os sistemas existem dentro de sistemas, são abertos e suas funções dependem de sua estrutura. Aqui, sistema é entendido como um conjunto de partes que se relacionam, cujos objetivos fazem com que o arranjo das partes não ocorra ao acaso.

Mais recentemente, pode ser citada a valorização do contexto social na definição do negócio da empresa, a flexibilização nos processos gerenciais, a mudança no processo de trabalho a partir da incorporação tecnológica e a participação do cliente/consumidor na definição do produto final.

Os modelos contemporâneos de administração, conduzidos por estratégias que permitem a flexibilização nos processo de produção, propiciam uma análise e um diagnóstico do ambiente, dando aos gestores condições para antecipar o futuro e reduzir riscos e incertezas na tomada de decisão.
É exatamente na tomada de decisão corporativa que os sistemas gerenciais, principalmente os de BI, atuam com maior efetividade e vai ser o que quero abortar em próximas publicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário