terça-feira, 28 de julho de 2009

O que é Informação?

Você saberia a diferença entre informação, conhecimento e dados? Realmente são conceitos que vem se transformando com o tempo e causam certa confusão nas pessoas.
Acho interessante escrever sobre dados antes de informação. Já ouvi e li várias definições sobre o que é um dado, mas para mim, dado é um fato ocorrido, objetivo e já concretizado, acontecido no passado. Dados por si só, não tem significado inerente.
Definido o dado, a informação acaba sendo uma derivação. Para mim, informação é o dado processado, enriquecido e formatado por alguém. Por exemplo, a velocidade de um automóvel é medida por quilômetros por hora (km/h). Quando fornecemos os dados 100 quilômetros e 1 hora, separadamente, não representa nada, agora, quando juntamos estes dois dados, temos a informação que a velocidade do carro é de 100km/h e chegamos a uma conclusão.

Assim como os dados se transformam em informação, a informação também se transforma em conhecimento. Para Davenport (2001), o conhecimento é alcançado por meio de:

  • Comparação – de que forma as informações relativas à determinada situação comparam-se a outras situações conhecidas;
  • Conseqüência – que implicações estas informações trazem para as decisões e tomadas de ação;
  • Conexão – quais as relações deste novo saber com o conhecimento já acumulado;
  • Diálogo – o que as pessoas pensam desta informação.

Até temos uma intuição do que é informação, porém não conseguimos defini-la escrevendo, com gestos, sabores, etc. Qualquer que seja a definição sobre informação acaba chegando na sua própria definição, ou seja, é circular.O que consigo afirmar é que a informação é algo que criamos, usamos, queremos, escutamos, manipulamos e comunicamos em tudo o que fazemos a todo momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário