quarta-feira, 29 de julho de 2009

Tecnologia da Informação

Inicialmente o termo Tecnologia da Informação foi utilizado de maneira a implicar o uso de computadores e do uso de modelos matemáticos / estatísticos de administração por eles possibilitados nos negócios. O objetivo era restrito, voltado aos aspectos computacionais, mas foi sendo ampliado à medida que a própria tecnologia e sua aplicação evoluíam.

A Tecnologia de Informação (TI), engloba os computadores dos diversos portes e tamanhos, os sistemas operacionais, as linguagens de programação, os aplicativos de automação de escritórios, as tecnologias de armazenamento de dados, comunicação de dados, bem como dispositivos relacionados à coleta de dados e distribuição de informações nos seus diversos tipos e formatos de maneira digital.

A TI pode ser utilizada para automatizar as tarefas departamentais estruturadas, e foi efetivamente esse o seu primeiro uso nas organizações. Uma vez que a TI era composta basicamente por computadores de grande porte, sua possibilidade estava limitada a essa automação. Uma vez que a tecnologia demandava extenso planejamento para seu emprego, por meio de desenvolvimento de sistemas, as tarefas estruturadas eram seu objetivo.

Durante a última década, a relevância da Tecnologia da Informação tem crescido bastante, adquirindo uma importância estratégica, tornando-se uma ferramenta fundamental para a alavancagem dos negócios. A Tecnologia da Informação tem sido considerada um dos maiores fatores responsáveis pelo sucesso das empresas, seja para a sobrevivência, seja para a obtenção de maior competitividade nas respectivas indústrias. Novos tipos de negócios e papéis profissionais têm surgido, com base nessas redes eletrônicas de comunicações.

Hoje em dia a TI pode ser o produto final de uma empresa em forma de um software, um serviço ou então, uma área de apoio dentro de uma organizão. A área de TI pode ter um organograma muito detalhado dentro de uma empresa, indo de um estagiário de programação até um diretor responsável pela área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário