quarta-feira, 29 de julho de 2009

Sistemas de Informação

Em publicações anteriores, comentei sobre o que é informação e tentei defini-la, coisa que, depois de várias pesquisas, concluí que não existe como conceituá-la.

Se informação é um conceito muito abstrato, o que falar sobre sistematizar as informações?

Antes mesmo de existir os Sistemas de Informação, a palavra Sistema é utilizada para classificar outros vários processos e elementos. O ser humano é um dos sistemas mais complexos, que é subdivido em vários outros subsistemas, por exemplo, sistema respiratório, linfático, digestivo, etc. Vivemos em um sistema político, ecológico, educacional, enfim, a palavra sistema é tem um significado muito amplo e difícil de conceitualizar.

Vou me apoiar na definição de um escritor para tentar definir o que é um sistema. Segundo BIO B. F., que em 1991, considerou sistemas como um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo.
Após ter definido o que é um sistema, dá para esboçar um esquema visual bem simples para tentar representá-lo, conforme a figura abaixo:

Considerando o esquema acima, vou desmembrar e explicar o que cada elemento significa em breves palavras:
  • Objetivos – é a meta de um sistema. É onde se quer chegar, ou melhor, é a finalidade para o qual o sistema foi criado.
  • Entradas – é tudo aquilo que alimenta o sistema. Pode ser um material, uma informação, energia ou algo que tenha a ver com o objetivo desejado.
  • Transformação – é o “motor” do sistema. É a função que converte uma entrada em um produto, serviço ou um resultado alinhado com o objetivo.
  • Saídas – é todo o resultado esperado. Devem também estar de acordo com o objetivo, devem ser mensuráveis, controladas e ter como avaliá-las.
  • Controle e avaliação – é a verificação das saídas. É neste momento que é feita a medição da saída em relação ao objetivo e estabelecer um padrão.
  • Retroalimentação – também chamada de realimentação, este processo fornece informações da saída ao processo de transformação. Esta informação que retorna a entrada, mune o processo de transformação para estabelecer um padrão e corrigir eventuais falhas.
Entendido o que é um sistema e o que é informação (em publicação anterior neste blog), a junção destas duas palavras forma um termo tecnológico muito comum, principalmente no ambiente organizacional. E é com foco neste ambiente corporativo que gostaria de classificar este tipo de Sistema.

Os Sistemas de Informação são aqueles que coletam ou armazenam dados, submetendo-os um processamento que os transformam em informações. Os resultados deste tipo de sistema podem ser fotos, textos, vídeos, etc., porém os mais clássicos em ambientes empresariais são os famosos relatórios.

Este tipo de Sistema se torna mais valioso quanto mais informações forem geradas para atender o objetivo que se destina.

Em uma próxima publicação, estarei mostrando os tipos mais comuns de Sistemas de Informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário