quarta-feira, 29 de julho de 2009

Tipos de Sistemas de Informação

Vimos e definimos o que são os Sistemas de Informação anteriormente. Continuando com a idéia de escrever sobre estes sistemas no mundo corporativo, vou citar alguns tipos de sistemas usados pelas empresas.

As empresas, via sua área de Tecnologia da Informação (falarei sobre este assunto futuramente), fazem com que tarefas rotineiras, repetitivas e que podem ser pré-codificadas e programadas, antigamente realizadas por pessoas, sejam substituídas pela ação dos Sistemas de Informação. Este processo chama-se Automação. As empresas tendem a automatizar partes simples do trabalho administrativo, aquelas tarefas de rotina que, por poderem ser reduzidas a vários passos padronizados, são programadas com facilidade. Para realizar a automação ou informatização destes processos, existem alguns tipos de sistemas informatizados que auxiliam as organizações a otimizar custos e tempo.

Abaixo citarei alguns tipos destes sistemas, são eles:
  • Sistemas de processamento de transações – executam e registram as transações do negócio da empresa no seu dia-a-dia. São sistemas feitos para o nível operacional e executam operações padronizadas sem a necessidade de grande ingerência das pessoas, que apenas tem que fazer uma correta inclusão dos dados no sistema.
  • Sistemas de automação de escritórios – são sistemas feitos para a produção e organização nos escritórios das empresas, tais como editores de texto, planilhas eletrônicas, navegadores de internet, etc.
  • Sistemas de Integração com o Consumidor – parecidos com os sistemas de transações, porém ficam nos consumidores. Este tipo de sistema é feito para diminuir os custos operacionais, por exemplo, de logística entre o cliente e o fornecedor.
  • Sistemas de apoio ao trabalho em grupo – são sistemas de fluxo de informação voltado ao desempenho de times e equipes dentro da empresa. Ajudam as equipes a armazenar, acessar, rastrear e organizar as informações pela organização de forma sincronizada.
  • Sistemas de informações gerenciais – desenvolvidos para os níveis gerenciais da empresa. Tem como principais funções as de planejamento, controle e tomada de decisão. Mostram aos gestores eventuais problemas e oportunidades.
  • Sistemas de apoio à decisão – para mim, este tipo de sistema se confunde e tem a mesma finalidade dos sistemas de informações gerenciais.
  • Sistemas de business intelligence – é um nome diferente para os sistemas de informações gerenciais, porém com uma tecnologia mais avançada e projeto de construção mais apurado. Sua finalidade é fazer com que o gestor tenha respostas rápidas às situações e às oportunidades do mercado.
  • Sistemas de inteligência artificial – são sistemas que tentam simular potencialidades humanas, tais como pensamentos, sentimentos e raciocínios.
  • Redes neurais – sistemas projetados para efetuar classificações em grandes volumes de dados e isolar determinados padrões para “aprender” seu comportamento e a partir daí, por exemplo, sugerir novos produtos e promoções.
  • Sistemas de informações geográficas – são sistemas que indicam dados em um mapa. Facilitam a visualização das informações. Como exemplo, sistemas utilizados por operadoras de transito, que indicam onde está a concentração do maior congestionamento em uma cidade.
Pensando em toda a corporação, existe um tipo de sistema adequado para cada área. Estes sistemas estão sempre em evolução procurando facilitar a vida do usuário, a segurança da informação e a performance. Dificilmente uma empresa possui apenas um fornecedor destes tipos de sistemas, o que acaba gerando ilhas isoladas de informações. Este é outro assunto, mas a integração entre tipos diferentes de sistemas é uma grande pedra no sapato de qualquer grande empresa.

3 comentários:

  1. Nossa bom d+...é tdo que eu preciso pra concluir meu trabalho da Facu! rs rs
    otimo material....valeu

    ResponderExcluir
  2. Luís Eduardo,

    Valeu, to fazendo um trabalho pra faculdade e isso resolveu meu problema.
    Excelente material,

    T+
    Bruno
    Sete Lagoas-MG

    ResponderExcluir