Em uma organização, a Tecnologia de Informação (TI) deve prover um ambiente que armazene, integre, disponibilize e compartilhe informações relevantes, com qualidade, agilidade e flexibilidade.
Caso a TI propicie um ambiente com todas estas variáveis citadas acima, o gestor terá uma facilidade em identificar ameaças e oportunidades nos negócios. Assim, converter ameaças em boas chances de lucros e as oportunidades sejam aproveitas.
Neste ambiente de tomada de decisão, as principais dificuldades são:
Caso a TI propicie um ambiente com todas estas variáveis citadas acima, o gestor terá uma facilidade em identificar ameaças e oportunidades nos negócios. Assim, converter ameaças em boas chances de lucros e as oportunidades sejam aproveitas.
Neste ambiente de tomada de decisão, as principais dificuldades são:
- Quantidade de dados a serem analisados cresce com a expansão dos negócios e com o passar dos anos.
- Dados conflitantes vindos de fontes diferentes podem gerar informações desencontradas.
- Impossível para uma pessoa manter e analisar todos os dados.
- Informação não é mais mantida por gerentes devido à mobilidade do mercado de trabalho.
Mesmo tendo a presença de uma TI na organização, não quer dizer que o ambienta para o processo decisório seja adequado em termos de maquinário e softwares. São diversos os problemas e as soluções encontradas em um ambiente, mesmo com uma TI atuante, são alguns:
- Problema – dados históricos não são mantidos nos bancos de dados da empresa:
- Volume de dados seria muito grande;
- Desempenho seria insatisfatório. - Solução – criar um banco de dados exclusivamente para manter dados históricos:
- Especializado para realizar poucas consultas sobre um grande volume de dados.
- Surge o Data Warehouse.
Irei escrever um pouco, em futuras publicações, sobre conceitos de Data Warehouse.
Deveras interassante, e de vasto conhecimento intelectual. Muito pertinente para qualquer gestor ou colaborador.
ResponderExcluirGrato: João Nelson Nogueira