quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Componentes de um DW

Como Inmon é o pai do DW, acho coerente uma definição dele sobre o que é um Data Warehouse. Segundo ele, o DW, é uma coleção de dados orientada por assuntos, integrada, não volátil e variável em relação ao tempo, que tem por objetivo dar suporte aos processos de tomada de decisão.

Abaixo segue uma figura que demonstra as partes mais comuns de um Data Warehouse:




Data Warehouse – fora a definição inicial dada por Inmon, às características de um DW corporativo é ser de grande abrangência, complexos e alta probabilidade de insucesso (sólido).

Data Marts – são visões direcionadas de negócios, por exemplo, financeiro, marketing, Rh, financeiro, etc. Eles são evolutivos, tem enfoque inicial em aspectos mais críticos, performático e com menor risco e custo.

Staging Area – representa uma área de trabalho que recebe dados vindos dos sistemas OLTPs e provê informações para o DW. O modelo de dados não precisa seguir técnicas de modelagem, como as famosas “formas normais”, aplicadas em sistemas transacionais. Não tem como objetivo serem utilizadas para consulta, mas sim como área de limpeza e transformações para o DW.

ODS (Operational Data Source) - armazena de dados atuais ou quase atuais para suporte a decisões operacionais do dia-a-dia. Como o DW, ele é orientado a assunto, é integrado, porém volátil, ou seja, permite atualizações. Mostra a visão corporativa dos dados em nível detalhado. É utilizado quando há a necessidade de se integrar os dados no nível operacional.

ADW (Active Data Warehouse) – como este componente não muito comum em DW comuns, eu não coloquei na figura inicial, porém vou descrever sua utilidade. É a área do DW diretamente relacionada a CRM. É um plus do DW tradicional. Tem atualização praticamente em tempo real. Atende usuários do nível estratégico e tático além de ser orientado a evento.

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