quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Ferramentas para a Tomada de Decisão

Após termos conceituado o que é tomar decisão e suas necessidades em uma corporação, levantei algumas ferramentas, ou técnicas, de como facilitar a vida do gestor neste processo decisório.

Espinha de Peixe – uma maneira de identificar sintomas de problemas na etapa de análise da situação atual, é a proposta feita por Ishikawa construindo um diagrama de causas e efeitos, conforme mostra a figura abaixo:






Regra dos Cinco Porquês – pratica desenvolvida por Taiichi Ohno, que visa perguntar “por que” cinco vezes, sempre que houver um problema. A idéia baseia-se na identificação da causa básica de um problema para que se possa implementar medidas eficazes de correção (ou prevenção).

Janela de Seleção – técnica usada para definir prioridades. Há uma distinção entre urgência e importância. A conseqüência para o dinamismo em excesso é a falta de organização na determinação e delegação de tarefas, fazendo com que, na maior parte do tempo, as ações se voltem para apagar os incêndios. É neste momento que a tomada de decisão sobre “o que deixar de fazer” faz a diferença.
Para auxiliar no que é importante e o que é urgente, pode ser utilizar a janela de seleção para organizar as ações:
  • Desenhar uma janela contendo quatro quadrantes idênticos;
  • Marcar a janela com escalas de esforço e importância de baixo para o alto, na vertical e horizontal, respectivamente;
  • Considerar todas as opções, questionando inicialmente qual o grau de relevância da tarefa para o objetivo principal, e na sequência, quanto esforço será exigido;
  • Transcrever o resultado para um dos quadrantes.

Abaixo, um exemplo de Janela de Seleção:



Árvore de Decisão – “dividir para conquistar”. Assim como uma árvore de verdade, é representada por galhos e ramificações que permitem traçar um caminho de atuação para cada hipótese adotada para o problema. Traçar um caminho crítico, que representa a melhor opção para o problema, facilita o processo de monitorar a ação e seus resultados. Cada nó da árvore é representado por um teste lógico, indicando obrigatoriamente duas possíveis respostas: sim ou não. Conforme o problema vai sendo resolvido, novas questões (novos nós) surgirão, até que não haja mais nenhuma condição de teste.

Decisão sob Pressão – decidir com qualidade e rapidez é fruto da aliança entre a prática, o conhecimento do negócio e o bom uso dos recursos tecnológicos e humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário