segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O caso – Bradesco

Sendo um banco de perfil estratégico e altamente focado em inovações tecnológicas, o banco Bradesco foi um dos primeiros a investir na promessa da Internet pelo celular, na época uma tecnologia emergente. Através de uma parceria com a Samsung, o banco escolheu um protocolo chamado Anyweb (tecnologia de propriedade da Samsung que foi desenvolvida especialmente para o serviço de Internet móvel). Infelizmente para o Bradesco, o protocolo que eventualmente foi se tornando padrão de fato e sendo amplamente divulgado e usado foi o WAP (Wireless Application Protocol).

Como foi o primeiro a lançar seus serviços pelo celular, o Bradesco ganhou destaque. Investimento em uma tecnologia que não recebeu o devido valor do mercado, ele teve de repensar e modificar sua linha de investimento. O que ele perdeu? Dinheiro. O que ele ganhou? Foi o primeiro (apoiando uma estratégia de inovação), ganhou experiência e acabou forçando seus concorrentes a segui-lo e a adotarem esta nova tecnologia. Os outros bancos se viram "obrigados" a oferecer serviços para os seus clientes, equivalentes aos do Bradesco. Como o risco de ficarem para trás.

O investimento do Bradesco, no serviço de Internet móvel usando protocolos emergentes (Anyweb e WAP), demonstra claramente a dimensão de risco que a adoção de novas tecnologias pode significar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário