quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O que é Data Warehouse

Data Warehouse (DW), ou Armazém de Dados, foi criado pela IBM na década de 60 com o nome de Information Warehouse. Foi relançado várias vezes sem sucesso. O nome “Data Warehouse” foi dado por Willian H. Inmon, considerado o pai desta tecnologia. Tornou-se viável com o surgimento de novas tecnologias para armazenar e processar massas enormes de dados.

A proposta inicial de um DW, é ser um sistema que armazena dados históricos usados nos processos decisórios e integrar os dados corporativos de uma(s) empresa(s) em um único repositório (banco de dados).

Um DW tem serve para criar uma visão única e centralizada dos dados que estão dispersos em vários bancos de dados, planilhas, etc. Permitem também que os usuário finais executem consultas, gerem relatórios e façam análises em um ambiente apartado, sem interferir na performance dos sistemas transacionais (operacionais) da empresa.

O objetivo de um DW é armazenar os dados em vários níveis de sumarização e estes devem estar identificados, catalogados, coletados, disponibilizados e transformados.
Abaixo segue uma estrutura convencional de DW, que em futuras publicações irei explicando detalhadamente.




Os benefícios da utilização de um DW não dependem só de tecnologia aplicada mas também do potencial humano de fazer as análises e as interpretá-las. Os sistemas não são soluções, eles apenas fornecem informações para as pessoas usá-las de forma inteligente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário